Arquitetura de Restaurantes Japoneses

A história dos restaurantes japoneses no Brasil se mistura à história da Imigração. Os primeiros foram as próprias pensões de imigrantes. Mais tarde, alguns se estabelecem no bairro da Liberdade, em São Paulo. Por décadas, foram comandados por japoneses e serviam quase que exclusivamente aos descenndentes.

A arquitetura desses primeiros restaurantes lembrava a de bares populares do Japão – apertados, mas erguidos por carpinteiros e marceneiros genuinamente japoneses. Cabe lembrar que grande parte dos imigrantes era de origem humilde, escolarizados e de alta qualidade técnica, mas sem grande formação estética.

No fim da década de 1970, a culinária japonesa inicia seu aculturamento, e ocidentais começam a frequentar seus restaurantes. Com os anos 1980, vêm o início da troca de comando para a segunda geração de imigrantes e o boom da culinária japonesa.

Nesse contexto, há uma grande confusão dos descendentes que não conheciam a real estética japonesa e dos ocidentais que a conhecem de imagens étnicas equivocadas. Resumem-na a adereços como lanternas e paredes vermelhas! Mas que casa japonesa tem uma parede vermelha?!

Equivocam-se com a cor da representação do Sol Nascente à cartela de matizes cromáticas que são ricas aos japoneses: os tons de terra, o verde e o azul profundos. O equívoco se repete até hoje em restaurantes onde há garçons e sushimens de túnicas com ideogramas e fitas na testa à la Karate Kid. Tudo culpa de Hollywood!

O espaço que o arquiteto cria não pode ser mais importante que a refeição. O espaço ideal passa desapercebido, mas oferece a atmosfera perfeita. A arquitetura deve ser sensorial.

Há décadas, o minimalismo japonês imprime influência significativa no Ocidente. A dualidade e a tensão dos espaços vazios são a alma da estética japonesa – o vazio não é algo faltante, mas a tensão que preenche o espaço. Em sua próxima incursão a um restaurante japonês, procure ler o espaço com essas óptica. O sabor será outro.

(matéria escrita por Naoki Otake para a revista HASHITAG . 10/12)

Uma Resposta para “Arquitetura de Restaurantes Japoneses”

  1. FABIO SHIGA maio 13, 2013 em 15:40 #

    Belíssimo o seu trabalho.

    Resolvi fazer um pesquisa sobre arquitetura japonesa aqui no Brasil depois de ver um vídeo onde o chef Tsuyoshi Murakami cita seu nome como responsável pela arquitetura do restaurante Kinoshita. Sou descentende de japoneses e fico fascinado com as linhas simples, o visual clean e a profundidade do ambiente.

    Parabéns!!! Pode ter certeza que ganhou mais um admirador.

Deixe uma Resposta:

Gravatar Image