Arquitetura Sukiya de Naoki Otake

A arquitetura tradicional japonesa, conhecida como Sukiya Kenchiku, originou-se das construções destinadas à cerimônia do chá, que tem aspectos quase religiosos.

Essas construções foram levadas para o Japão por mestres budistas e, com a aceitação pela sociedade, foram incorporados pela nobreza. As primeiras casas de chá eram muito humildes. Tinham apenas quatro tatames e uma porta baixa, onde você entrava curvado, quase em reverência. As pessoas que estivessem lá dentro eram consideradas iguais, tanto faz se eram samurais ou agricultores. Ela tem muito desse caráter da simplicidade, de humildade.

Esses traços eu incorporei na minha arquitetura. Eu não gosto de traços rebuscados ou extremamente decorativos, que tenham muitos adereços. Meus projetos são limpos em termos de quantidade de linhas, procuro fazer com que a própria arquitetura seja rica sem que sejam necessários o uso de decorativismos.

A arquitetura que faço hoje é contemporânea, cujos traços remetem ao estilo Sukiya. Da arquitetura tradicional, eu gosto muito do tipo de material utilizado, das texturas, das proporções. Eu, porém, transporto tudo isso para os dias de hoje, de forma que é possível ser feita na nossa realidade.

Participe com o seu comentário...

Seja o primeiro a iniciar uma conversação!

Deixe uma Resposta:

Gravatar Image